Dúvidas

O que é Agiota?

O que é Agiota ??? Escrevo aqui no agiotas.org quase que todos os dias sobre assuntos variados que envolvem nome sujo e dinheiro com restrição, mas nunca me perguntei o que é agiota? Só me atentei quando meu filho pequeno me perguntou – Pai o que é agiota?

Respondi para o pequeno que era uma pessoa que emprestava dinheiro com juros altos. Então ele fez outra pergunta – O que é juros? Respondi que ao emprestar um real para algum ele cobrava mais vinte centavos a mais. Ele entendeu!

Depois parei para pensar um pouco mais sobre minha resposta e fiquei surpreso. Outro dia escrevi um post que informava que uma financeira legalizada e autorizada pelo BC (Banco Central do Brasil) empresta dinheiro com juros de mais de 24%, isso me fez me entender que os agiotas encontraram concorrentes a altura.

Todo mundo sabe que é possível encontrar agiotas que cobram juros de 12% a.m., podendo chegar a um quinto do valor emprestado em juros. Claro que tem agiotas que cobram valores em juros acima de 20%, mas estão a margem da lei. Meu cartão de crédito Style me cobra 18% de juros no rotativo, fiquei imaginando se não fosse um Style quanto eu pagaria, 22%.

Na minha opinião os agiotas estão perdendo mercado para empresas de empréstimos que cobram o que querem. Por falar nisso, você já precisou do empréstimo de lojas de magazines, essas que vendem roupas de qualidade duvidosa como se fossem de boa qualidade e ainda empurram no cliente um cartão em 8X e empréstimo em até 15X com juros competitivos aos de agiotas.

Tenho a impressão que o empréstimo de agiotagem legal feito por organizações financeiras estão rapidamente expandindo seus cartéis por todo o Brasil causando problemas financeiros para muitas famílias que já estão em dificuldades financeiras.

Vamos ver o que é agiota segundo a Wikipedia:

Agiota ou usurário é aquele que faz prática da usura, ou seja, empresta dinheiro fora do mercado de crédito legítimo, a taxas de juro ilegalmente elevadas e, sem as devidas autorizações legais para isso. Agem com um contrato verbal, no qual o tomador do empréstimo, é submetido a prazo de pagamento e taxas de juros fora do padrão de mercado.

Nesse texto podemos entender que o agiota tira proveito financeiro com a procura constante de pessoas com problemas com dinheiro, pessoas com nome sujo ou negativadas e com essa crescente demanda por financiamento cobram o juros e aplicam o prazos que quiserem.

Os agiotas prosperam na recessão, a Espanha é um bom exemplo. Atualmente a busca por agiota cresce animadoramente no Brasil também, todos sabemos que existe uma crise enrustida no país e o principais credores como bancos e financeiras tem sido um pouco indispostos em emprestar dinheiro sem margem de segurança ou sem garantias.

Talvez por isso o número crescente de pessoas que buscam recursos de crédito com custo alto como os oferecidos por “agiota” cresce tanto.

Pedir dinheiro emprestado às vezes é essencial, seja para permitir o pagamento de despesas domésticas, pagamentos de dívidas, cursos de formação, iniciar um negócio ou até doença. Ter a capacidade de emprestar dinheiro nos meios legais durante um período de necessidade pode ser extremamente útil para qualquer pessoa.

No entanto, não podemos esquecer que existe um ponto em que o empréstimo pode tornar-se incontrolável, especialmente se os juros são altos ou as taxas de juros cobradas começarem a se acumular.

De qualquer forma o cidadão não tem muita escolha, não quero fazer apologia a agiotagem, mas em muitos caso é mais barato que em muitas empresas ou instituições financeiras no mercado legitimo.

Agora que você já sabe o que é agiota e quem são os agiotas, você decide onde pegar dinheiro emprestado. O risco e o custo é praticamente o mesmo.

AnterioresPróximos
Agiotas.Org - Ideal para quem está procurando por Empréstimo e quer saber tudo relacionado com Agiota? Conheça alternativas aos Empréstimos bancários. Dicas, Conselhos e Informações relevantes sobre Crédito Pessoal e Financiamentos. Tipos de Emprestadores de dinheiro paralelos e Agiotagem.

3 Comentarios

  1. estou precisando urgentemente de 20 mil reais,para pagar em 3 parcelas.por favor me indique alguém que possa me emprestar,sou vendedor autônomo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *