O que é Agiota? Entenda como encontrar um!

O que é Agiota? Escrevo aqui no agiotas.org quase que todos os dias sobre assuntos variados que envolvem nome sujo e dinheiro com restrição, mas nunca me perguntei o que é agiota? Se você chegou até aqui, porque certamente está querendo saber ou está precisando usar esse recurso.

O que é agiota? Entenda!

Antes de explicar o que é agiota, acho que vale falar de outros pontos que sustentam esse mercado. Outro dia em um post aqui informava que uma financeira legalizada e autorizada pelo BC (Banco Central do Brasil) empresta dinheiro com juros de mais de 24%, isso me fez me entender que os agiotas encontraram concorrentes a altura.

Todo mundo sabe que é possível encontrar agiotas que cobram juros de 12% a.m., podendo chegar a um quinto do valor emprestado em juros. Claro que tem agiotas que cobram valores em juros acima de 20%, mas estão a margem da lei. Meu cartão de crédito Style me cobra 18% de juros no rotativo, fiquei imaginando se não fosse um Style quanto eu pagaria, 22%.

Na minha opinião os agiotas estão perdendo mercado para empresas de empréstimos que cobram o que querem. Por falar nisso, você já precisou do empréstimo de lojas de magazines, essas que vendem roupas de qualidade duvidosa como se fossem de boa qualidade e ainda empurram no cliente um cartão em 8X e empréstimo em até 15X com juros competitivos aos de agiotas.

O que é agiotagem?

Tenho a impressão que o empréstimo de agiot legal feito por organizações financeiras estão rapidamente expandindo seus cartéis por todo o Brasil causando problemas financeiros para muitas famílias que já estão em dificuldades financeiras.

Vamos ver o que é agiota segundo a Wikipedia:

Agiota ou usurário é aquele que faz prática da usura, ou seja, empresta dinheiro fora do mercado de crédito legítimo. A taxas de juro ilegalmente elevadas e, sem as devidas autorizações legais para isso. Eles agem com um contrato verbal, no qual o tomador do empréstimo, é submetido a prazo de pagamento e taxas de juros maiores.

Nesse texto podemos entender que o agiota tira proveito financeiro com a procura constante de pessoas com problemas com dinheiro. Isso acontece muito com pessoas com nome sujo ou negativadas e com essa crescente demanda por financiamento cobram o juros e aplicam o prazos que quiserem.

Um recurso usado diante da crise

Os agiotas prosperam na recessão, a Espanha é um bom exemplo. Atualmente a busca por agiota cresce animadoramente no Brasil também. Todos sabemos que existe uma crise enrustida no país e o principais credores como bancos e financeiras tem sido um pouco indispostos em emprestar dinheiro sem margem de segurança ou sem garantias.

Talvez por isso o número crescente de pessoas que buscam recursos de crédito com custo alto como os oferecidos por “agiota” cresce tanto.

Quando o empréstimo pode ser uma solução

Pedir dinheiro emprestado às vezes é essencial. Seja para pagamento de despesas domésticas, de dívidas, cursos de formação, iniciar um negócio ou até doença. Ter a capacidade de emprestar dinheiro nos meios legais  pode ser extremamente útil para qualquer pessoa.

No entanto, não podemos esquecer que existe um ponto em que o empréstimo pode tornar-se incontrolável. Especialmente se os juros são altos ou as taxas de juros cobradas começarem a se acumular.

De qualquer forma o cidadão não tem muita escolha. A agiotagem acaba sendo uma alternativa, pois em muitos caso é mais barato que instituições financeiras no mercado legitimo. Agora que você já sabe o que é agiota e quem são os agiotas, você decide onde pegar dinheiro emprestado. O risco e o custo é praticamente o mesmo.

Busque formas legais para obter empréstimo

Apesar da saída de pedir um empréstimo ao agiota, busque saber das alternativas todas. Antes de recorrer ao agiota, pesquisa, compare os preços e tente até ouvir não. Esgote as possibilidades, pois só cabe este recurso em situação extrema. Do contrário, se você estiver com o nome limpo, certamente conquistará o crédito em uma instituição financeira. Assim, terá garantias legais da negociação e não correrá risco algum.

Cuidado ao buscar um agiota na internet, pois a rede favorece alguns golpes comuns na praça. O ideal é realmente buscar outra solução para não se envolver com pessoas não autorizadas para este fim.

O que é Agiota? Entenda como encontrar um!
Média 516 votos