Emprestadores

Fornecedores de empréstimos pessoais

Os principais fornecedores de empréstimos pessoais (pessoas físicas) são: instituições bancárias, empresas financiadoras (financeiras), sociedades de construção (construtoras e incorporadoras), cooperativas de crédito, fomento mercantil (factoring) e por fim, os agiotas (agiotagem).

No Brasil a concessão de crédito, empréstimo pessoal e financiamentos nunca estiveram tão em alta como agora, claro que isso trás efeitos colaterais como contraste. A inadimplência crescente, o endividamento e superendividamento das famílias são alguns deles.

Como funciona o empréstimo? Você solicita o valor pretendido que será acrescido de juros e um prazo permitido pelo credor. Se o empréstimo for aprovado, você recebe o dinheiro emprestado e pagará mensalmente o reembolso numa data específica.

Na maioria dos fornecedores de empréstimos pessoais, o reembolso é feito todo mês, caso seja do interesse do mutuário, ele poderá efetuar pagamentos antecipados do montante emprestado para amortizar a dívida, como isso, o saldo do empréstimo vai diminuindo mais rápido.

Hoje, uma nova prática no setor de crédito esta criando polêmicas, em alguns instituições financeiras, quando você toma um empréstimo, ele pode vir acrescido de uma cobrança conhecida como “seguro de proteção de pagamento” ou “seguro de crédito”.

Vale lembrar que o custo desse seguro deve ser cotado separadamente, ou seja, a escolha da opção “com ou sem seguro” é do mutuário, especialmente em operações de empréstimos pessoa física e crédito pessoal simples. O seguro não é obrigatório.

Como pagar o empréstimo? Em instituições bancárias, financeiras, sociedades de construção, empresas de crédito e outras, geralmente exigem que o pagamento da devolução da quantia emprestada seja por débito direto em conta ou boleto bancário (carnê).

As cooperativas de crédito são mais flexíveis, é possível fazer o reembolso, com cheque pré, carnê de pagamento, depósito em conta e débito direto. Os empréstimos com agiotas são exigidos como garantias: folhas de cheque, promissórias, objetos de valor e ainda alienam imóveis e veículos.

Dica: Em qualquer das opções de fornecedores de empréstimos pessoais, só conclua a operação se realmente for necessário.

AnterioresPróximos
Agiotas.Org - Ideal para quem está procurando por Empréstimo e quer saber tudo relacionado com Agiota? Conheça alternativas aos Empréstimos bancários. Dicas, Conselhos e Informações relevantes sobre Crédito Pessoal e Financiamentos. Tipos de Emprestadores de dinheiro paralelos e Agiotagem.

2 Comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *