Fiador profissional para locação de imóvel, é legal ou ilegal? Antes de mais nada, utilizar os serviços de um fiador profissional de aluguel é arriscado. Na Lei não existe nada que impeça uma pessoa de oferecer esse tipo de serviço, na verdade a atividade do fiador profissional é legal. Qualquer pessoa pode oferecer sua escritura ou outra garantia formal para interessados que querem pagar por essa prestação de serviço.

No entanto apesar da atividade não ser proibida, abriu-se uma porta larga para que pessoas com pouca ou nenhuma índole encontrasse nesse nicho uma forma de sobrevivência alienando a necessidade de futuros inquilinos as suas vontades de ganhar dinheiro ilicitamente explorando a boa vontade alheia.

Contratar esse tipo de serviço não é fácil, o futuro inquilino ou candidato deve se precaver contra os falsos fiadores profissionais que infestam os jornais e classificados na web, eles mantém uma sequência de golpes e estelionatos que dificilmente irá acabar em curto período de tempo, o que significa que muita gente ainda vai cair nesse conto.

Fiador profissional para locação falso ou fiador profissional de aluguel verdadeiro? Não tem como saber, a não ser que seja indicação de um amigo, parente ou conhecido que realmente já utilizou o serviço. Na mídia é possível encontrar um punhado de anúncios de todos os tipos, formatos e tamanhos oferecendo a fiança de aluguel.

Claro que no meio dos verdadeiros fiadores de aluguel muitos espertalhões se misturam confundindo o candidato em busca de esperança para alugar um imóvel para moradia ou comércio. Os fiadores profissionais falsos ofertam seus “serviços” amplamente nos anúncios da mídia escrita e mais ainda na Internet, principalmente nos classificados gratuitos espalhados por toda rede. Fique esperto!

Dica: Antes de realizar a contratação de “fiança de aluguel profissional” encontrado em anúncios na mídia, seja escrita ou na Internet, peça referências no mínimo de três referências, confronte as informações e busca mais detalhes e fatos que atestem a veracidade da fiança.

Pode ser difícil, mas, o correto é você obter endereços e telefones de administradoras de imóveis e imobiliárias que tenha inquilinos com aluguéis garantidos pelo fiador de aluguel. Alguns falsos, pedem uma taxa de cadastro independente da aprovação ou não já sabendo da recusa pelas administradoras.