Fiador profissional para locação de imóvel é legal ou ilegal? Antes de mais nada, utilizar os serviços de um fiador profissional de aluguel é arriscado. Na Lei não existe nada que impeça uma pessoa de oferecer esse tipo de serviço, na verdade a atividade do fiador profissional é legal. Qualquer pessoa pode oferecer sua escritura ou outra garantia formal para interessados que querem pagar por essa prestação de serviço.

Fiador profissional não é profissão legalizada

No entanto apesar da atividade não ser proibida, abriu-se uma porta larga para que pessoas com pouca ou nenhuma índole encontrasse nesse nicho uma forma de sobrevivência alienando a necessidade de futuros inquilinos as suas vontades de ganhar dinheiro ilicitamente explorando a boa vontade alheia.

Contratar esse tipo de serviço não é fácil, o futuro inquilino ou candidato deve se precaver contra os falsos fiadores profissionais que infestam os jornais e classificados na web, eles mantém uma sequência de golpes e estelionatos que dificilmente irá acabar em curto período de tempo, o que significa que muita gente ainda vai cair nesse conto.

Cuidado com falsos fiadores

Fiador profissional para locação falso ou fiador profissional de aluguel verdadeiro? Não tem como saber, a não ser que seja indicação de um amigo, parente ou conhecido que realmente já utilizou o serviço. Na mídia é possível encontrar um punhado de anúncios de todos os tipos, formatos e tamanhos oferecendo a fiança de aluguel.

Claro que no meio dos verdadeiros fiadores de aluguel muitos espertalhões se misturam confundindo o candidato em busca de esperança para alugar um imóvel para moradia ou comércio. Os fiadores profissionais falsos ofertam seus “serviços” amplamente nos anúncios da mídia escrita e mais ainda na Internet, principalmente nos classificados gratuitos espalhados por toda rede. Fique esperto!

Fiador profissional para locação e aluguel de casa

Fique atento antes de contratar um profissional da área

Antes de realizar a contratação de “fiança de aluguel profissional” encontrado em anúncios na mídia, seja escrita ou na Internet, peça referências no mínimo de três referências, confronte as informações e busca mais detalhes e fatos que atestem a veracidade da fiança.

Pode ser difícil, mas, o correto é você obter endereços e telefones de administradoras de imóveis e imobiliárias que tenha inquilinos com aluguéis garantidos pelo fiador de aluguel. Alguns falsos, pedem uma taxa de cadastro independente da aprovação ou não já sabendo da recusa pelas administradoras.

Outros caminhos para locação

Se você não quiser ou não conseguir um fiador profissional, busque uma alternativa. A locação hoje pode ser feita por diversos meios, já que fiador mesmo é uma modalidade mais escassa. Uma saída seria o interessado buscar o chamado seguro-fiança ou tentar a locação via caução.

O seguro-fiança normalmente é feito por empresas como a Porto Seguro. Você paga um valor para a empresa e ela entra com uma espécie de seguro para o dono do imóvel. Há casos também que dá para incluir na fiança uma espécie de seguro para o inquilino também. Mas, claro, tudo isso envolve custo e pode ser uma opção já que você está buscando um fiador profissional.

No caso do caução, que também envolve dinheiro, não é todo mundo que aceita essa condição. O caução normalmente é formado no total de três aluguéis antecipados. Dependendo do valor do fiador profissional, essa é uma solução interessante e que muitas vezes pode ser rentável. Há duas opções de se usar o caução: com o abatimento ou a devolução do valor no final da locação.

No caso do abatimento, o inquilino pode ficar no imóvel e negociar com a imobiliária para quitação de débitos. Da outra forma, seria negociar para que o dinheiro de caução fosse devolvido ao final do contrato. Porém, isso só vale se o cliente cumprir com tudo o que consta no contrato.

Normalmente, o caução pode ser usado para possíveis reparos no imóvel. Obviamente que isso só é destinado a este fim se comprovado que o inquilino causou o dano. Todos esses detalhes, seja com caução, seguro ou fiador, constam na documentação de locação do imóvel. Por isso, é importante que locador e locatário prestem atenção no que consta no contrato.

O que é assinado ali, deverá ser cumprido e caso não seja, corre-se o risco de ação judicial pelo descumprimento.

Fiador profissional para locação e aluguel
Média 539 votos