Fiador de aluguel para locação de imóvel

A oferta de fiador de aluguel para locação de casa, apartamento, salas comerciais, lojas, sobrados e imóveis em geral é encontrado tanto em jornais com na internet. A procura é grande, ninguém quer pagar o “seguro fiança” todos os anos, além disso conseguir um amigo que seja fiador/avalista está cada vez mais complicado.

Todos os dias acontecem casos em que o corretor ou administrador de imóveis precisa acionar o fiador do imóvel motivado por problemas de insolvência numa transação imobiliária, e ao ligar descobre que os dados informados eram fictícios.

Outro fato recorrente é quando o administrador imobiliário se depara com um fiador de aluguel que já esta fazendo fiança locatícia de outro imóvel na mesma imobiliária. Em muitos casos os documentos pessoais e do imóvel estão corretos em primeira instância, porém se o locador se aprofundar na obtenção de mais informações, a conclusão pode ser uma fiança profissional.

O inquilino que utilizar um “fiador de aluguel” ou “fiança profissional” como expediente para locação também pode sofrer ações da justiça e infligir inúmeros artigos criminais.

O CRECI-SP possui uma página sobre o golpe da fiança profissional com uma lista de fiadores de aluguel. Para corretores, estão disponíveis dicas para reconhecer um bom fiador ou um fiador de aluguel.

Como evitar o fiador profissional de aluguel:

1 ) Desconfie de pessoas que apresentam toda documentação antes mesmo da orientação do administrador ou locador do imóvel;

2 ) Consulte o número de vezes que o fiador foi consultado nos últimos dias (15 dias) no Serasa e SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, se houver muitas consultas a probabilidade de se um fiador de aluguel profissional é grande;

3 ) Confira o tempo da escritura do imóvel dada como fiança locatícia. Em geral os fiadores de aluguel mudam as escrituras a cada semestre;

4 ) Peça sempre os documentos com firma reconhecida por autenticidade, desta forma, a possibilidade de estar negociando com um fiador profissional diminui.

Se você é locatário é que alugar um imóvel, não ache que a solução esta em fiadores de aluguel, a ação é ilegal. Quanto ao locador, redobre a atenção para todos os detalhes, siga a cartilha e não compactue com esse tipo de atividade.

Fiador de aluguel para locação de imóvel
Gostou do conteúdo? Vote!

    1. Fayhelly
      • Maria Raquel
    2. Carlos Mendes
    3. Felipe

    Comente Aqui!

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.