Fiador ou Avalista de empréstimo

O fiador ou avalista de empréstimo ou fiadores de empréstimo, funciona quando existe a possibilidade de obtenção de uma certa quantia em dinheiro que alguém precisa tomar emprestado e não tem condições para isso. Nesse momento entra o fiador que garante que o empréstimo seja pago se o mutuário principal não conseguir pagá-lo.

Uma instituição pode requerer um avalista ou fiador para o empréstimo? Pode sim, normalmente é exigido um devedor-solidário (fiador ou avalista), quando se precisa de mais garantias financeiras para dar maior segurança ao banco ou instituição financeira que o empréstimo será pago.

Os bancos podem requerer um devedor-solidário (fiador ou avalista) em um empréstimo para empresa por exemplo, nesse caso, o proprietário de uma nova empresa não tem histórico de crédito competente para concluir o negócio com o banco.

Há outras modalidade de empréstimo que solicitam fiador de empréstimo, mas em geral, operações com crédito pessoal dificilmente esse tipo de garantia é solicitado.

Nessa modalidade de crédito devemos levar alguns pontos em consideração pois merecem destaque quando falamos de fiadores e avalistas em empréstimos para negócios ou empréstimos pessoais.

1º -) O Devedor-solidário não só assina o termo do empréstimo, o fiador(a) está assumindo uma promessa que pagará o saldo ou as parcelas do empréstimo que não puder serem pagas.

2º -) O Devedor-solidário, em geral precisa ter uma renda alta ou é obrigado a fornecer uma garantia real, normalmente uma propriedade ou outros ativos de valor que o banco possa vender para recuperar o dinheiro financiado no caso de haver inadimplência.

3º -) O Devedor-solidário é obrigado fornecer a instituição uma declaração financeira pessoal (IRPF ou IRPJ), ter um bom rating de crédito, estar com o nome limpo na verificação de cadastro e passar por análise de aprovação e aceitação como fiado ou avalista de empréstimo.

4º -) O Devedor-solidário é obrigado pagar encargos moratórios, multas e penalidades, se o devedor principal não fazê-lo.

Nota: Para empresários ou micro-empresários, algumas modalidade de empréstimo são necessário apresentar um garantidor com boas referências. Ter um possível fiador pode facilitar a obtenção de dinheiro para os negócios. Leia: empréstimo com fiador ou sem fiador.

No caso de pessoas físicas, preste atenção quando uma financiadora ou empresa de crédito pedir quantias em dinheiro antecipadas para pagar fiador ou avalista para liberar o empréstimo, em geral são “Spammers”. Cuidado!

Fiador ou Avalista de empréstimo
Gostou do conteúdo? Vote!

    1. Anônimo
      • Anônimo
      • Moisés Gomes Da Silva
    2. Alan jota Martins
    3. Angela
    4. vanessa
    5. Andreia
    6. ANGELA
    7. DANIELA
    8. ALEXANDRE
    9. Lino santos leme
    10. lino santos leme
    11. Ingrid Miranda Do Nascimento
    12. Luiz
    13. Francisco
      • Thais de Jesus
    14. jessica
    15. alexsandra
      • Fábio Sousa
    16. Dennis Cintra
    17. Henrique de Oliveira
    18. EMERSON

    Comente Aqui!

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.