Empréstimo sem juros! Será que ainda é possível arrumar dinheiro emprestado dessa forma? Os empréstimos para pessoas físicas são feitos em bancos e instituições bancárias, alguns emprestadores de dinheiro (agiotas), também se aventuram nesse mercado financeiro cada vez mais competitivo.

No universo de milhões de pessoas, o empréstimo para particulares e empréstimos às famílias tem sido a tábua de salvação, principalmente quando os recursos oriundos dos salários não são suficientes para conter dívidas e compromissos financeiros.

Para aqueles que precisam de crédito rápido, buscar empréstimo sem juros com ajuda de parentes ou amigos esta se tornando uma modalidade muito útil para quem tem nome sujo ou quer se livrar de taxas, multas, encargos e tarifas extras.

Não existe empréstimo sem juros?

Vale mencionar que este tipo de transação abrange todas as formas de empréstimos entre particulares ligados por um relacionamento afetivo, familiar ou amigável, aquela velha primícia de ajudar para ser ajudado. A lei nesse caso não considera agiotagem, nem proíbe, mas deve ser declarado no IRPF anual.

Não existe um empréstimo pessoal sem juros, realmente? Existe algumas poucas oportunidades, no entanto, existem outras maneiras simples de emprestar dinheiro de alguém sem ter que pagar juros sobre o valor.

Quem abre sua carteira para conceder empréstimo sem juros, seja valores pequenos ou elevados, não deve esperar lucro com a operação, no entanto, a forma de reembolso precisa ser combinado, também é preciso documentar a transação para evitar deslizes morais, tensões e mal-entendidos.

A obtenção de empréstimo pessoal e financiamento nos bancos e financeiras estão mais fáceis no momento, porém, há exigência de taxas de juros, seguros e tarifas adicionais que incidem sobre o montante principal fazendo o valor duplicar.

Empréstimo sem juros com irmão, primo, amigo ou familiar

O empréstimo feito com um irmão, primo ou amigo, no final, o reembolso será apenas da quantia principal sem acréscimos, em alguns casos, o familiar exige somente a correção monetária do período e olhe lá. Por esta razão, este empréstimo é considerado “sem juros“.

Mas …, no outro extremo da situação, quem não tem esse tipo de auxílio familiar e apego emocional com alguém para pegar um “empréstimo sem juros”, tem que buscar outras alternativas como o empréstimo com agiotas, um dos mais procurados, mesmo sendo ilegal e tendo juros altíssimos.

Empréstimo com Limite de Cheque Especial

O que deve ser observado nessa linha de crédito é quanto tempo o dinheiro do empréstimo é sem juros? Novamente, isso depende da conta, mas o empréstimo através de um cheque especial de 0% de juros, definitivamente não é uma solução de empréstimo de longo prazo. A menos que você seja um desempregado, a maioria das contas correntes permitirá que você tenha um cheque especial sem juros nos primeiros meses com baixíssimo valor e vai aumentando com o tempo de ralacionamento com o banco.

Vale lembrar que tem um prazo curto para usar e devolver o dinheiro, depois disso, você será cobrado juros substanciais sobre o saldo negativo restante (ou, em alguns casos, uma taxa diária fixa), então você precisa ter certeza de que você pagou sua dívida dentro do período de 0%.

O que deve ser observado: É muito  importante que você não exceda seu limite de dias de “uso sem juros” do cheque especial. Se o fizer, irá empurrá-lo para uma conta descoberta, nesse caso você pode ser cobrado taxas de juros terríveis e, possivelmente, taxas de uso também.

Compras com cartão de crédito é empréstimo sem juros?

Cartão é bom para: Uso em quantidades moderadas de dívida e/ou para grandes compras totalmente pensadas. A outra maneira principal de obter um empréstimo totalmente “livre” é usar um cartão de crédito que ofereça 0% de juros em novas compras .

Quanto posso pedir emprestado? Um cartão de crédito normalmente indicará qual é o limite máximo de crédito que você pode gastar. No entanto, o limite de crédito que é oferecido pode ser de valor inferior, e (como no cheque especial) vai depender de suas circunstâncias financeiras pessoais.

Quanto tempo o dinheiro é livre de juros? Isso depende do cartão de crédito. Atualmente, a oferta mais longa de 0% de juros é até o fechamento da fatura, cerca de 40/45 dias.

O que deve ser observado: Você pode usar um cartão de crédito como um empréstimo de curto prazo, contudo, será cobrado mais juros sobre o saldo restante (normalmente, até 20%) se você não pagar a fatura no dia do vencimento – portanto, é essencial que você pague em dia o seu saldo antes que o 0% vire milhares de juros ao ano.

Empréstimo sem juros
Média 516 votos