Empréstimo

Empréstimo para inadimplentes

O empréstimo para inadimplentes, ou seja, crédito mesmo com restrição pode ser feito em bancos ou financeiras? Por incrível que pareça, essa modalidade de crédito para pessoas que não estão com nome limpo, que constam no SPC e no Serasa, poderiam contratar sim nas instituições bancárias e financiadoras o empréstimo que precisam.

Só tem um problema, as taxas de juros do empréstimo pessoal para quem tem o nome limpo já beira a margem do absurdo, agora imagina qual seria as taxas de juros aplicadas para quem esta com problemas no CPF.

Vale lembrar que na maioria das instituições a regra é clara, quanto menor as garantias solicitadas, mais riscos de inadimplência para os credores, os juros também são bem maiores.

Com garantias sólidas, a instituição minimiza o prejuízo caso o mutuário deixe de pagar as parcelas do empréstimo, além disso, os juros altos reduzem os custos quando houver inadimplência.

Bancos podem conceder empréstimo para inadimplentes?

Podem, mas não querem, o Conselho Monetário Nacional (CMN) já autorizou há tempos que instituições financeiras concedam crédito para pessoas que estão com cadastro negativo no SPC e Serasa.

Uma nova Resolução alterou o item IX da Resolução 1.559, de 1988, que não permite a concessão de empréstimo para inadimplentes negativados nos cadastros de crédito. Com a mudança, o setor bancário pode decidir se o cliente com nome restrito na praça pode ou não adquirir o empréstimo, porém, os critérios de avaliação devem atender aos princípios de seletividade, garantia, liquidez e diversificação de riscos”.

Podemos classificar os inadimplentes em duas qualificações. Uma pessoa pode até estar endividada e seus pagamento estarem em dia, isso é comum, a situação muda de status quando deixa de pagar essas contas.

1 -) Estar inadimplente, ou seja, quando as faturas estão em atraso.
2 -) Superendividado, são inadimplentes com dívidas em situação de total descontrole, nesse nível a subsistência do cidadão fica comprometida.

Conclusão: Não importa qual nível de endividamento ou inadimplência você se encontra nesse momento, a recomendação é renegociar as dívidas com seus credores, consiga melhores prazos e pagamento facilitados.

Buscar alternativas de empréstimo pessoal ou consignado com taxas de juros mais acessíveis para realizar a quitação dos débitos pode ser uma solução. O empréstimo para inadimplentes com taxas altas, definitivamente não vale a pena.

AnterioresPróximos
Agiotas.Org - Ideal para quem está procurando por Empréstimo e quer saber tudo relacionado com Agiota? Conheça alternativas aos Empréstimos bancários. Dicas, Conselhos e Informações relevantes sobre Crédito Pessoal e Financiamentos. Tipos de Emprestadores de dinheiro paralelos e Agiotagem.

10 Comentarios

    1. Preciso de 3.000,00 p ser descontado em conta corrente em parcelas que caibam no meu bolso.Sou negativada,mas nem por isso sou má pagadora.Quero regularizar minha situação,para andar de cabeça erguida.

  1. Não tem jeito, eu tenho sempre que deixar um comentário. Seu modo de escrever me faz querer conhecer mais sobre o tema. Magnífica informação que encontrei aqui, irei favorita-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *