Anúncio de empréstimo falso ou verdadeiro? Essa pergunta é uma das mais simples de responder… Hoje somos inundados por ofertas de empréstimo falso pessoal e créditos pessoais por todos os lados. No meio dessas ofertas você é quem deve filtrar o que é empréstimo verdadeiro ou uma proposta de “fraude”. Se você chegou até aqui, então fique atento para não cair em golpes.

Empréstimo Falso ou Verdadeiro: Como identificar?

O exemplo clássico que estamos acostumados ver, são os classificados de jornais de pequena e grande circulação, não importa o tamanho do jornal eles estão sempre nos classificados. As ofertas de empréstimo fácil são em linguagem “popular” e com muito apelo para a facilidade na obtenção. “Quando a esmola é demais até o santo desconfia”. Essa deveria ser a sua atitude, por sinal este é um dos maiores sinais que tem algo de errado.

Cuidado com promessas de milagres

Quanto um anúncio com proposta muito atraente é anunciada com liberação de valores excessivos com juros muito baixos, tem 99% de probabilidade do anúncio ser o ponto de partida para um golpe do empréstimo.

Na Internet o cenário não muda, existem dezenas de sites sendo usados com trampolim para seu bolso. Mas como saber se o site de empréstimo ou anúncio no jornal trata-se mesmo de tentativa de fraude ou um empréstimo verdadeiro?

Primeiro de tudo, verifique o formato do anúncio, o comportamento do atendimento e as exigências feitas pelos “emprestadores” para concluir a sua aprovação do empréstimo. Se, no meio da negociação houver algum pedido de dinheiro adiantado sob qualquer pretexto ou motivo, tenha certeza que as chances de tratar-se de golpe do empréstimo é de 100%. Leia também: empréstimo sem consulta e taxa antecipada.

Empréstimo falso ou verdadeiro cuidado com anúncios

Tome cuidado com os anúncios

Por norma, você pode desconsiderar os anúncios nos quais:

  1. Peçam dinheiro antecipado por qualquer pretexto.
  2. Fazem empréstimo sem consulta/sem restrição de qualquer valor solicitado liberado no mesmo dia ou em 24 horas para todo o Brasil com documentação por fax ou e-mail.
  3. Liberam empréstimo sem consultar aos órgãos de proteção ao crédito SPC e Serasa Experian, (com exceção do Consignado).
  4. Emprestam para empresas e cidadãos “quebrando” restrições no nome.
  5. Financiam empréstimo com taxas muito baixas e valores astronômicos. Faça as contas!
  6. Exigem Fiador/Avalista ou Confissão de Dívidas.
  7. Quanto os telefones são celulares ou móveis tipo “Livre” da Embratel.
  8. Se os telefones atendam sempre com uma mensagem automática com transferência para celular.

Nunca envie seus documentos por fax ou escaneado para pegar dinheiro emprestado nesse tipo de empresa. Faça todas as verificações possível antes de concluir o seu empréstimo pessoal.

Outros tipos de golpes na internet

Além de anúncios, é preciso ficar atento com outros tipos de golpes. É comum também, por meio da rede mundial de computadores, o recebimento de e-mails fraudulentos. Na prática, o golpista indica no texto que o cliente precisa atualizar alguma informação e precisa baixar um arquivo. Ao fazer isso, o vírus se instala no computador e busca as informações pessoais do cliente.

O golpe das informações pode ser mais prejudicial ainda. O vírus pode ficar instalado no computador e a cada movimento do cliente, uma informação nova é gerada e captada para o golpista usar. Ou seja, quando você compra um produto com cartão de crédito, aqueles dados podem ser salvos pelo sistema fraudulento.  Se usar o internet banking, piora ainda esse risco. Tome cuidado e evite clicar em sites e e-mails desconhecidos.

De um modo geral, desconfie das ofertas incríveis de empréstimo falso e de atualizações cadastrais via e-mail. Qualquer dúvida, ligue para o seu banco e jamais passe informações pessoais e bancárias por telefone ou e-mail.

Busque o meio tradicional de empréstimo

Se você não sabe mexer com internet ou ficou com muitas dúvidas sobre o empréstimo, então busque um banco ou financeiro.  Ir até ao banco ou loja pode ser bem mais tranquilo e menos arriscado, porém não é 100% seguro também. Por exemplo, jamais disponibilize sua senha do cartão para qualquer funcionário do banco. Se for pensionista ou aposentado, redobre o cuidado com isso, com informações sobre o benefício.

Se você já é cliente de um banco, procure diretamente sua gerente para verificar as possibilidades de empréstimo. Essa relação é interessante e você pode confiar mais, ficar mais tranquilo.

Empréstimo falso ou verdadeiro cuidado com anúncios
Média 540 votos