O empréstimo como nota promissória ainda é utilizado em algumas operações de crédito financiado e por emprestadores de dinheiro particulares (agiotas). Muitas acreditam e perguntam aqui no agiotas.org onde encontrar locais que emprestam dinheiro com o uso de promissórias. Mas, será que é possível? Algum banco ou entidade trabalha com este tipo de empréstimo com nota promissória? Vamos entender melhor neste artigo.

Empréstimo com nota promissória existe?

O equívoco esta justamente aí: acreditar que somente a nota promissória é suficiente quando você assume uma dívida. É em casos quando há acordo financeiro entre pessoas, amigos, familiares ou terceiros (agiotas ou empresas de crédito) que se usa esse documento.

No entanto, é importante considerar que as notas promissórias são mais um complemento de garantia para o credor. Ou seja, ele terá de restituir o que foi emprestado por ele a uma pessoa que tomou dinheiro à juros.

O que é uma nota promissória?

Nota promissória é um título cambiário em que criador assume a obrigação direta e principal de pagar o valor correspondente no título. A nota promissória nada mais é do que uma promessa de pagamento. São necessárias duas partes: o emitente, criador da promissória no mundo jurídico, e o beneficiário ou o credor do título.

Promissória é um documento?

A promissória pode até servir como uma promessa de pagamento de dívida de uma determinada quantia que deverá ser reembolsada em uma determinada data. Mas isso está longe de ser o suficiente para servir como os termos de um empréstimo pessoal.
Empréstimo com nota promissória - será que é possível?

Em qualquer forma de crédito pessoal, financiamento de dinheiro ou empréstimos, as partes devem ir além da assinatura da promissória. É conveniente e necessário a criação de um acordo (termo) formal de empréstimo que cobre alguns princípios básicos.

Existe no mercado associações e cooperativas que emprestam dinheiro que até podemos dizer que são empréstimo com nota promissória. Mas assim com em outros casos vistos aqui no agiotas.com, os  juros são altos e tem que estar precisando muito para entrar nessa.

Limite de valor na promissória

O problema é que em geral o “empréstimo com nota promissória” não ultrapassa os R$ 5.000 mil reais. Financiar a compra de um carro, uma casa nova, remodelar a mobília da moradia nem pensar. O normal é utilizar os recursos para pagar dívidas atrasadas, faturas do cartão de crédito e limite do banco se os juros forem mais caros.

Ao contrário do que acontece no mercado, o empréstimo com promissória deve ter no documento algumas informações básicas como: valor do empréstimo, valor final, a quantia de multa por atraso etc. e data de pagamento. O que mais tenho visto são operações onde a nota promissória é deixada em branco para uma futura cobrança.

Como montar uma promissória?

Existem algumas informações que são fundamentais constar na folha de cada promissória. Hoje, você ainda consegue comprar um talão de promissória e apenas preencher a mão as informações ali pedidas. Por outro lado, na  internet mesmo, você encontra alguns modelos para baixar e também preencher. O ideal é que as informações sejam colocadas ali na hora, com a presença das partes envolvidas.

É preciso contar nome, quantia, quantidades (no caso se você for parcela), data e assinatura de quem deverá quitar aquele documento. Caso não o pague, este é um documento que pode ser usado para protestar em cartório e, possivelmente, virar uma ação judicial.

Promissória é como uma negociação?

Na prática, a promissória é vista como um modelo de negociação. Sabe quando você deve para o banco e acerta os detalhes para quitar a dívida? Então, se você atrasar um pagamento, pode ter transtornos ainda maiores. Portanto, ao assinar uma promissória, cumpra com ela a qualquer custo.

Um outro detalhe é que a promissória jamais deve ser assinada em branco, isso porque posteriormente alguém pode colocar um valor maior e acionar você a pagar. Já pensou o transtorno nesta situação? Então, fique atento e só assine promissórias se assim for combinado, constando todas as informações lá.

Do mais, não tem segredo. Se você for emprestar, é importante entender que este documento também te protege. Se a pessoa te pagar corretamente, devolva folha por folha para que o cliente escolha o que fazer com aquele documento, se rasgará ou não agora que não tem valia.

Empréstimo com nota promissória – será que é possível?
Média 577 votos