Consultar crédito ou Verificação de crédito para empréstimos – Quando você precisa de crédito ou empréstimos é lógica que entre você e o dinheiro deverá ter um intermediário, em geral são bancos, financeiras e instituições financeiras nas suas mais varias formas.

Pedir dinheiro emprestado é uma tarefa bem simples, no entanto, ao realizar essa ação o credor irá avaliar a sua credibilidade junto ao sistema financeiro. Os credores querem saber se você poder gerenciar suas dívidas ou se esta mais propenso em ter problemas financeiros com a aquisição de mais crédito.

Todo credor faz a consulta e verificação de crédito? A grande maioria faz, com exceção ao empréstimo para negativados.

Os sistemas averiguados nas consultas são: SPC, Serasa e CCF. Calma, esses são os mais comuns, existem muitos outros sistemas na esfera federal, estadual e cartorário que possuem arquivos com informações negativas de cidadãos.

Ao contrário dos órgão de proteção, o “Cadastro Positivo” informa para quem quiser dar uma olhada em seus arquivos de crédito e seu histórico financeiro positivo.

Em geral, as instituições, empresas credoras e a própria sociedade são capazes de descobrir se você tem financiamentos, empréstimos, se você deve no cartão de crédito, suas dividas no comércio e para quem esta devendo os pagamentos.

Com os relatórios de crédito, os bancos e financeiras e administradoras de cartões por exemplo podem decidir se devem ou não aprovar o seu pedido de crédito ou empréstimos pessoais.

Vale lembrar que cada credor tem sua própria política de concessão e sistemas de classificação de crédito. Normalmente ao se candidatar ao um pedido de empréstimos, são considerados quaisquer negociações anteriores com o banco para chegar a uma pontuação de crédito atualizada.

Esses processos soam sempre meio que sinistro, mas ao contrário da crença popular, não é somente estar no SPC ou Serasa a única fonte de verificação e meio de pontuação de crédito. Quanto a lista negra de crédito, nada a declarar!

Em outras palavras, se você estiver com problemas de crédito em uma instituição, certamente sempre tem outra que vai aceitar o seu pedido de crédito ou empréstimos.