Consultar crédito ou fazer a verificação de crédito para empréstimos é útil quando você precisa de crédito ou empréstimos é lógica que entre você e o dinheiro deverá ter um intermediário. Em geral são bancos, financeiras e instituições financeiras nas suas mais varias formas.

Quando consultar crédito para obter empréstimos

Pedir dinheiro emprestado é uma tarefa bem simples. No entanto, ao realizar essa ação o credor irá avaliar a sua credibilidade junto ao sistema financeiro. Os credores querem saber se você poder gerenciar suas dívidas ou se esta mais propenso em ter problemas financeiros com a aquisição de mais crédito.

Todo credor faz a consulta e verificação de crédito? A grande maioria faz, com exceção ao empréstimo para negativados.

Onde consultar crédito para verificar o CPF e nome?

Os sistemas averiguados nas consultas são: SPC Brasil, Serasa Experian, Boa Vista SCPC e CCF. Calma, esses são os mais comuns, existem muitos outros sistemas na esfera federal, estadual e cartorário que possuem arquivos com informações negativas de cidadãos.

Ao contrário dos órgão de proteção, o “Cadastro Positivo” informa para quem quiser dar uma olhada em seus arquivos de crédito e seu histórico financeiro positivo.

Quais as informações relevantes antes de liberar crédito

Consultar crédito para fazer empréstimos pessoais
Em geral, as instituições, empresas credoras e a própria sociedade são capazes de descobrir se você tem financiamentos, empréstimos, se você deve no cartão de crédito, suas dividas no comércio e para quem esta devendo os pagamentos.

Com os relatórios de crédito, os bancos e financeiras e administradoras de cartões por exemplo podem decidir se devem ou não aprovar o seu pedido de crédito ou empréstimos pessoais. Portanto, é importante consultar crédito você mesmo, antes de tentar no banco.

Cada banco tem sua política de concessão de empréstimos?

Vale lembrar que cada credor tem sua própria política de concessão e sistemas de classificação de crédito. Normalmente, ao se candidatar ao um pedido de empréstimos, são considerados quaisquer negociações anteriores com o banco para chegar a uma pontuação de crédito atualizada.

Esses processos soam sempre meio que sinistro, mas ao contrário da crença popular, não é somente estar no SPC ou Serasa a única fonte de verificação e meio de pontuação de crédito. Quanto a lista negra de crédito, nada a declarar!

Cuidados na hora de fazer a solicitação de crédito pessoal

Em outras palavras, se você estiver com problemas de crédito em uma instituição, certamente tem outra que vai aceitar o seu pedido de crédito. Porém, o indicado é sempre solicitar empréstimo em no máximo três instituições.

Esse cuidado é importante, pois os bancos consultam o mesmo sistema. Se houver várias tentativas, todo o banco que você buscar vai saber que já tentou empréstimo. Na prática, essa busca incessante por crédito demonstra um desequilíbrio financeiro, uma tentativa frustada de resolver algum problemão financeiro.

Cadastro positivo do nome no Serasa é uma boa?

Independentemente se você está com o nome limpo ou não, busque fazer parte do cadastro positivo. Esse programa do Serasa serve para os consumidores revelarem as contas que estão em dia.

Esse pequeno detalhe faz com que o seu score aumente, possibilitando assim você conquistar crédito na praça. Ou seja, quanto maior for o score, mais chances de você tem do banco liberar um empréstimo.

Como negociar e limpar seu nome com credores

Se você fez o cadastro e tem o nome sujo, negocie e limpe seu nome. Você pode negociar suas contas em aberto diretamente com o credor. A proposta boa é sempre aquela que pode ser paga a vista, mas se não for o caso, proponha parcela e tente negociar o valor em aberto.

Um empréstimo pode ser útil se a quantidade de contas a pagar não for grande. Ou seja, pegando emprestado R$ 5 mil, será possível quitar todas as contas em aberto e juntar as dívidas em uma só. Isso é positivo e exigirá do consumidor a conduta de pagar em dia o crédito. Afinal, se não pagar, a tendência é que isso vire uma dor de cabeça posteriormente.

Outra forma de limpar o nome é buscando participar do Feirão Limpa Nome, que normalmente é realizado no final de cada ano. Nesses encontros, devedores e credores se reúnem para tentar um acordo. Normalmente, seja à vista ou à prazo, os acordos possuem descontos. Lembrando que isso varia de caso para caso e tempo da dívida em aberto.

De qualquer forma, limpar o nome é sempre a melhor alternativa. Afinal, o crédito serve para momentos importantes, como comprar carro ou casa.

Consultar crédito para fazer empréstimos pessoais
Média 531 votos