Como denunciar agiota

Como denunciar agiota? Esse assunto sobre agiota, agiotagem, usurário, prestamista, penhorista, money lenders, shark loans e muitos outros nomes conhecidos, é um tanto polêmico, cheio de nuances, segredos, dúvidas e informações truncadas, umas verdadeiras e outras puro mito.

Mas um fato é certo, nunca vi um agiota pegar alguém pelo braço é obrigá-lo a fazer o primeiro empréstimo e nunca ouvi falar de agiotas fazendo telemarketing oferecendo dinheiro emprestado.

Quem quer dinheiro desta forma, primeiro tem que procurar, depois achar e por fim solicitar. Não é por acaso que recebemos milhares de acessos mensais de pessoas querendo empréstimos mesmo sabendo que poderia se tratar de agiotagem e que os juros seriam altíssimos.

Antes de escrever este artigo li um post em outro blog, nele o escritor se referia assim – “Se você caiu no golpe de agiota faça uma denúncia ou procure um advogado o mais depressa possível”.

Entendo que ninguém cai no golpe de agiotas, afinal quem é o devedor? Mas concordo que pegar empréstimo com agiota não é legal. Todas as pessoas do mundo sabem que existem muitos riscos nessa relação.

A pergunta que faço é – porque a pessoa pegou o empréstimo então? A culpa é de quem? Do cozinheiro ou do degustador que comeu demais e passou mal. Me diga, a banana vai até o macaco ou o macaco vai até a banana… quem subiu na bananeira para come-la?

Na maioria dos casos a pessoa já está totalmente endividada, não tem mais crédito em bancos e para piorar sua situação vai pedir dinheiro em agiotas! O interessante é que basta assistir os noticiários sensacionalistas da TV, jornais e folhetins para saber do que alguns agiotas são capazes.

Denunciar agiota

Se você estiver sendo vítima de constrangimento, violência ou ameaças não fique acoado, é bem simples denunciar agiota para a polícia. Se quiser pular esta parte, entre em contato com a Andif (Associação Nacional de Defesa dos Consumidores do Sistema Financeiro) para “tentar” reaver seus bens.

Conselho: Vá até uma Delegacia de Polícia local mais próxima, faça a elaboração de um Boletim de Ocorrência, esse é o primeiro passo para início do inquérito policial. Eu particularmente prefiro a Polícia Federal.

Polícia Federal de São Paulo: (0xx-11) 3538-5000
Polícia Federal do Rio de Janeiro:  (0xx-21) 3759-8000
Disque Denúncia RJ: (0xx-21) 2253-1177 ou;
Acesse o site da DPF: www.dpf.gov.br para saber o número do seu Estado.

Caso esteja procurando por empréstimos rápidos e baratos, neste mesmo site você encontra dicas e oportunidades de encontrar sem ser através de empréstimos com agiotas.

Como denunciar agiota
Gostou do conteúdo? Vote!

    1. ana regia
    2. rebeca
    3. anonimo
    4. Matador de Agiota

    Comente Aqui!

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.