Empréstimo

Como contratar agiota

Contratar agiota e seus serviços (empréstimos ilegais) ainda continua sendo um problema para as autoridades, a Andif – Associação Nacional de Defesa dos Consumidores do Sistema Financeiro esta sempre alertando para os perigos do envolvimento com esse tipo de operação financeira.

Todos sabem que agiotagem é crime, no entanto, apesar de todos os alertas através de cartilhas, divulgação nos meios de comunicação, tv, jornais, o cidadão procura e quer fazer empréstimo com agiota, mesmo sabendo que os juros são abusivos.

A agiotagem no Brasil, na Inglaterra, em Singapura, na Austrália, nos Estados Unidos e muitos outros locais do mundo, fomentam um mercado paralelo de pessoas que precisam de dinheiro emprestado, principalmente aquele que estão com dívidas, inadimplentes, com nome sujo e sem crédito.

O mais interessante é que estamos acostumados ao convívio da agiotagem, é comum pessoas de bem contratar agiota para obtenção de recursos financeiros, mesmo cientes que essa atividade é ilícita.

Vale mencionar que o juro aplicado em cada operação realizada por agiotas não fica por menos de 10% ao mês, inclusive essa é a queixa mais comum dos devedores. Pode acontecer também o aumento da taxa de juro de forma abusiva após a contratação do serviço.

Contratar agiota

Ao “contratar agiota” e seus serviços, algumas regras são estabelecidas no momento da contratação, uma delas é a garantia exigida, essas garantias variam de acordo com o valor solicitado, em geral valores menores de cinco mil são solicitados apenas cheques ou a assinatura de promissórias, etc.

Quando se trata de valores substanciais, o agiota só empresta dinheiro se o solicitante possuir algum bem de valor, propriedades móveis ou imóveis que sirvam para garantir o empréstimo. Normalmente o bem é escriturado em nome de laranjas indicado por eles. Com o dinheiro na mão, dificilmente o devedor conseguirá reaver o bem penhorado.

Agiotagem é Crime?

A Lei considera atividade criminosa, a Andif enquadra agiotagem como crime contra a economia popular e estelionato, a instituição incentiva os devedores de agiotas que estão sendo constrangidos e ameaçados a não se intimidarem, inclusive devem procurar órgãos competentes para saber como denunciar agiotas.

Conselho: Quer evitar problemas e dor de cabeça, considere todos os riscos se você esta pensando em contratar agiota. Nossa orientação, fuja da agiotagem.

AnterioresPróximos
Agiotas.Org - Ideal para quem está procurando por Empréstimo e quer saber tudo relacionado com Agiota? Conheça alternativas aos Empréstimos bancários. Dicas, Conselhos e Informações relevantes sobre Crédito Pessoal e Financiamentos. Tipos de Emprestadores de dinheiro paralelos e Agiotagem.

3 Comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *