Dúvidas

Cheques com agiota e promissórias assinadas ?!

Você tem folhas de cheques com agiota e promissórias assinadas como garantia? Essa é uma das formas do “usurário” manter o devedor em suas mãos. Em geral o agiota exige do solicitante de empréstimo paralelo a entrega de folhas cheques, promissórias e bens para concretizar o negócio.

Outra ação exigida é a transferência de um ou mais bens como garantia do empréstimo. O sistema desenvolvidos pelos agiotas impedem que juridicamente seja tomada alguma providência que realmente reverta a situação do devedor.

A suposta facilidade em conseguir empréstimo pessoal para sair das dívidas acaba levando muitas pessoas ao encontro emprestadores particulares, ele surge no momento que a pessoa necessita de recursos financeiros por não ter mais acesso pelos meios tradicionais (instituições financeiras).

O negócio é feito sem nenhum comprovante, o cliente não precisa comprovar renda e a análise de crédito nos órgãos de proteção como Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Centralização dos Serviços dos Bancos (Serasa), além de títulos e protestos são ignorados. Essa ação não é uma regra da agiotagem.

Como funciona a garantia no agiota?

Cheques com agiota – Exige folhas assinadas e em branco ao portador;
Promissórias no agiota – Exige a assinatura do documento em branco;
Veículos – Pede o documento de transferência veicular assinado em branco;
Imóveis – Exige o documento de compromisso de compra e venda registrado no Cartório de Registro de Imóveis da casa, apartamento ou terreno do cliente.

Caso a dívida não seja paga e o tomador do empréstimo se torne inadimplente, o agiota executa as garantias passando-as para o nome de “laranjas” – uma terceira pessoa que empresta seu nome para não envolver o agiota no esquema.

Essas simulações realizadas pela maioria dos agiotas dificultam que o devedor consiga provar a transação de agiotagem e/ou adquirirem provas para desfazer o negócio na Justiça, ou seja, não existe documento jurídico que prove que o negócio é ilegal.

Conclusão: Antes de comprometer seus bens fazendo empréstimo entre particulares dando-os como garantias, procure alternativas ao dinheiro de agiotas obtendo recursos de forma legal com esse mesmos bens, inclusive refinanciando eles.

AnterioresPróximos
Agiotas.Org - Ideal para quem está procurando por Empréstimo e quer saber tudo relacionado com Agiota? Conheça alternativas aos Empréstimos bancários. Dicas, Conselhos e Informações relevantes sobre Crédito Pessoal e Financiamentos. Tipos de Emprestadores de dinheiro paralelos e Agiotagem.

1 Comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *