A aprovação de empréstimo com facilidade depende de fatores que estão ligados diretamente com a vida financeira do solicitante. Ter o nome limpo é um dos requisitos mais importantes nesse processo para aprovar empréstimo com ou sem garantia. Mas, não é só o seu nome que o credor vai verificar na hora da solicitação.

Embora estar sem restrição (nome limpo na praça), esse não é o único fator para classificação feita por um banco ou financeira, há também outras informações que são consideradas.

Normalmente o credor toma a decisão baseada na sua “pontuação de crédito”, “histórico de crédito” e “relacionamento”, além de movimentação bancária quando necessário. No entanto vale lembrar que existe linhas e modalidades diversas de empréstimo e cada qual tem suas políticas de crédito definidas.

Em geral as instituições estão preparadas para atender todos os tipos de empréstimo, desde para não assalariados às grandes empresas do país.

Embora as políticas de crédito mudem entre os tipos de empréstimos, antes do credor aprovar um empréstimo pessoal ele vai verificar se o solicitante tem “crédito bom” e “crédito ruim”, a verificação se dá em pelo menos 80% das operações.

Quando o solicitante tem nome negativado e esta com restrições ao crédito, as grandes instituições bancárias geralmente descarta esse cliente, são raras as pequenas exceções.

Alguns dos outros fatores que bancos e financeiras consideram ao analisar uma proposta de empréstimo para aprovação são:

1 -) Tempo de serviço no emprego atual;
2 -) Experiência, relacionamento e movimentação bancária;
3 -) Tipo de moradia (imóvel alugado ou imóvel própria);
4 -) Renda líquida disponível;
5 -) Relacionamento e capacidade de consumo;
6 -) Estabilidade do emprego, profissão e posição;
7 -) Referências pessoais.

Claro que esta lista não retrata todos os fatores considerados para aprovar seu empréstimo com facilidade, mas eles são importantes.

Outro detalhe, em algumas modalidade esses fatores são desconsiderados, como é o caso do crédito consignado que não importa se a pessoa esta negativada ou não, basta apenas a empresa ou órgão público ter convênio com o banco para aprovar o empréstimo.

Quando você precisar de emprestar dinheiro à juros, gaste um pouco de tempo pesquisando sobre as modalidades mais propensas para você solicitar.

Se você não tem acesso bancário procure em empresas conhecidas uma forma de obter o dinheiro que precisa e que atenda às suas necessidades. Evite tentar aprovar empréstimo predatório oferecido por particulares, terceiros e agiotas da sua cidade.