Pegar dinheiro financiado em agiotas na grande maioria das operações é feito por pessoas que estão com nome sujo, essa inclusive é uma das características da agiotagem “emprestar dinheiro sem consulta ou burocracia”. O formato mais comum é a solicitação ao devedor de alguma garantia palpável como: folhas de cheques, veículos, imóveis, assinatura de contratos, promissórias em branco.

A quantidade de pessoas com nome sujo no Brasil é alarmante, dada a situação, a dificuldade para conseguir crédito e empréstimo pessoal nas empresas de crédito e instituições bancárias fica comprometida.

Com nome sujo, os interessados em dinheiro financiado procuram alternativas paralelas e ofertas de empréstimos privados oferecidos por pessoas físicas em busca de lucro. Muitos para conseguir grana, fazem acordos com pagamento de juros estratosféricos e prazos curtos.

Se você chegou até este artigo, entendo que seu interesse é saber se “agiota empresta dinheiro com nome sujo” para ter certeza que tem chances de pegar dinheiro emprestado no agiota.

Nossa dica! Mesmo que sua situação esteja muito ruim, fuja de empréstimo com agiota. Estas pessoas além de emprestarem dinheiro com altas taxas de juros, podem oferecer perigo a sua segurança. Outro detalhe, o acordo feito com o agiota relacionado a prazo e valores reembolsáveis devem ser cumpridos.

Tenho observado que a urgência por dinheiro emprestado leva muitas pessoas ao desespero, a falta de recursos financeiros para o mínimo da sobrevivência doméstica, leva o cidadão comum e trabalhador optar por agiotas ou empréstimo de dinheiro com terceiros.

Olha esse problema rotineiro no empréstimo em agiotas, a pessoa está com o nome sujo, não tem mais crédito na praça, vai ao escritório ou loja do agiota e oferece folhas de cheques de conhecidos, ou seja, de amigo, parente ou familiar. Desta forma o dono do cheque se torna fiador ou avalista indiretamente, se devedor não tiver dinheiro, adivinha que vai pagar o pato.

É importante você estar ciente das consequência de obter empréstimo com juros altos e de alto risco pessoal. Leia como se livrar de dívidas com agiota.

Você tem dívida com empréstimo feito com agiota 

Os agiotas geralmente emprestam dinheiro ao lado de outro negócio legal ou ilegal. Os métodos que eles usam para emprestar e coletar dinheiro variam muito. Alguns dos sinais de alerta de que um credor está agindo ilegalmente incluem:

  • Não lhe dar nenhuma documentação ou contrato
  • Recusa-se a dar informações sobre o empréstimo
  • Mantém itens pessoais como cheques, duplicatas e até carteira de identidade
  • Tiram coisas de você se você não pagar dentro do prazo
  • Adicionam mais juros ou encargos para que a dívida nunca seja paga
  • Usam de intimidação ou violência se você não pagar

Claro que nem todos os agiotas agem assim desta forma, metade desta lista é pura ficção. Alguns podem aparecer como empresas legítimas, como lojas ou escritórios de crédito mas você não terá qualquer documento que comprove a tomada de empréstimo, comprovante de pagamentos das parcelas ou até mesmo um acordo para assinar. Se você esta devendo um agiota, pague-o e se livre desta bucha!

O que posso fazer sobre uma dívida de agiotas?

Se você pegou dinheiro emprestado de um agiota, há dados importantes a serem lembradas, são:

  • Você não fez nada ilegal e não terá problemas com a polícia? É ilegal emprestar dinheiro sem autorização do governo, mas também é ilegal pedir dinheiro emprestado a um agiota com juros acima de 12% ao ano.
  • Você não precisa pagar o dinheiro de volta. Se o dinheiro foi emprestado ilegalmente, apesar do agiota não tem direito legal de recebê-lo e não pode levá-lo ao tribunal para recuperá-lo, foi você que deve ter procurado o agiota, vai correr perigo?
  • Não pare de pagar um agiota. Se você estiver preocupado com sua segurança e integridade, procure órgãos e conselheiros especialista antes de tomar uma decisão do que fazer.

Quem empresta dinheiro quer receber de volta

Quando você toma um empréstimo pessoal, você empresta um valor fixo de um banco ou credor e reembolsa em quantias fixas ao longo de um número acordado de meses ou anos.

Você sabe quanto precisa pagar de volta a cada mês e quanto tempo precisa fazer os pagamentos.

Os juros são cobrados sobre a maioria dos empréstimos. A taxa de juros dependerá de vários fatores diferentes, incluindo a quantidade de dinheiro que você está tomando emprestado, o prazo do empréstimo e sua classificação de crédito.

A maioria dos empréstimos pessoais não são garantidos ou pedem garantia, o que significa que o empréstimo não está garantido com sua casa ou carro. Se você está como o nome sujo e pretende emprestar dinheiro de um agiota, pondere outras alternativas.