Empréstimo

Agiota ou Ageota – O que são?

Ageota ou agiota! Quem esta em busca de empréstimo sem complicação ou empréstimo rápido e sem restrição, consegue na última instância do desespero o dinheiro que precisa com emprestadores profissionais.

Quem pode ser agiota? O agiota ou ageota como alguns costumam chamar pode ser qualquer cidadão comum, desde que possua recursos financeiros suficientes para emprestar o dinheiro para terceiros interessados.

Quando pedimos empréstimos para amigos e parentes é agiotagem? O empréstimo entre particulares que se conhecem não se caracteriza como agiotagem e nem é considerado como agiota o emprestador, nesse caso existe vínculo de relacionamento.

Quem são os agiotas profissionais? É todo ou qualquer individuo, homem ou mulher que exerce a função de emprestador de dinheiro com a cobrança de juros sobre as operações. Emprestar dinheiro é função de bancos e financeiras e, exercer atividade de agiota é ilegal e contraria leis vigentes. Um dos objetivos da agiotagem é se esquivar de fiscalização e não pagar qualquer tipo de imposto.

Os agiotas profissionais cobram juros altíssimos, além disso, exige nas transações de empréstimos uma ou outra garantia de seus devedores, desde a tomada de cheques pré-datados, duplicatas assinado em branco, autorização para débito em conta até a transferência de bens como automóveis, motocicletas e imóveis.

Quem faz agiotagem é chamado de emprestador privado, como já dissemos sua atividade não é regulamentada, portanto, a preocupação em estar agindo dentro dos limites legais não existe, desta forma, quanto há a necessidade de cobrar a dívida de um devedor, muitos meios não ortodoxos são utilizados. Tomar empréstimo com agiota é uma operação de grande risco à integridade física do devedor.

Os juros aplicados pelos ageotas são tão altos que podem chegar aos mais de 400% ao ano. No Brasil a atividade de agiotagem é proibida, mas algumas estatísticas mostram que esses tipos de empréstimos ilegais chegam a casa dos bilhões de reais por ano.

Obs: O contato com pessoas que fazem agiotagem para arrumar dinheiro emprestado para sair de uma situação de endividamento deve ser evitada ao máximo possível.

AnterioresPróximos
Agiotas.Org - Ideal para quem está procurando por Empréstimo e quer saber tudo relacionado com Agiota? Conheça alternativas aos Empréstimos bancários. Dicas, Conselhos e Informações relevantes sobre Crédito Pessoal e Financiamentos. Tipos de Emprestadores de dinheiro paralelos e Agiotagem.

3 Comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *